Será que Terapia Ocupacional seja uma mistura de FISIOTERAPIA, PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL?
Terapia Ocupacional é uma profissão para ocupar o TEMPO das pessoas?
Terapia Ocupacional é um CURSO TÉCNICO?
Terapia Ocupacional é uma profissão NOVA?
Primeiramente TO é um curso SUPERIOR da área da saúde e busca recuperar a função humana, elevar o perfil das ações motoras e mentais, reabilitar através das atividades, promover o indivíduo na esfera biopsicosocial, ou seja, recuperar o homem em sua totalidade. Portanto, deve ser aplicada onde houver limitação funcional, seja de caráter físico, mental ou social(Érika Nobre). Atuamos quando existe disfunção ou risco de disfunção ocupacional em qualquer fase da vida da pessoa. Em TO, a ocupação abrange atividades de autocuidado, produtivas (tais como trabalho, atividades escolares) e de lazer. As causas dessa disfunção geralmente combinam fatores pessoais e ambientais.
Os serviços são indicados para melhorar o desempenho funcional da pessoa, prevenir incapacidade e atraso de desenvolvimento. O uso de atividades no tratamento e as adaptações do meio são ferramentas legítimas e diferenciais dos terapeutas ocupacionais.(UNESP)
Lendo essas duas definições do que é TO e o que a TO faz, espero ter respondido as três primeiras perguntas.Respondendo a quarta pergunta a TO NÃO é uma profissão nova, a ocupação como forma de tratamento surgiu com Pinel no século 18, no Brasil em 1894 tem-se conhecimento de oficinas terapêuticas no hospital Pedro II, em 1915 nasce o termo e a escola de formação da profissão Terapia Ocupacional nos EUA e em 1951 foi criada a Federação Mundial de Terapia Ocupacional, esse foi um giro rápido na história para comprovar que a TO não é uma profissão nova, mas sim uma profissão pouco divulgada, desconhecida por grande parte do Brasil. Aqui no Espírito Santo é um dos estados que as pessoas não tem tanto conhecimento dessa profissão, já que só se foi criar o curso na única Universidade Federal do estado no ano de 2009.
Finalizando TO é uma profissão que visa a capacidade que o ser humano tem de produzir com as suas limitações, e uma profissão que precisa ser mais divulgada e ser entendida como realmente é.
MILENA RAMOS MACHADO
Muito bem Milena! Importante essa reflexão! =D
ResponderExcluir