segunda-feira, 27 de setembro de 2010

ALZHEIMER

A doença de Alzheimer acomete o sistema nervoso central. Sem origem bem definida, ela causa neurodegeneração, o que leva a uma perda progressiva da memória e consequentemente, gera distúrbios na função cognitiva.

É uma doença de difícil diagnóstico. Quando ela é identificada, geralmente devido aos sintomas mais avançados que o paciente apresenta, o comprometimento encefálico já é grande. E, por causar degeneração dos nerônios e estes sendo impossíveis de se regenerarem, não há cura.

Os sintomas mais avançados dessa doença são mostrados no vídeo acima: perda da capacidade de realizar atividades da vida diária (como higiene, alimentação), de atividades da vida prática (trabalhar, cuidar dos seviços domésticos), não reconhecer objetos e até parentes mais próximos.

E, por ser uma doença progressiva, conforme a neurodegeneração vai avançando esses sintomas vão causando um comprometimento cada vez maior da função cognitiva e "apagando" ainda mais a memória do paciente até que ele se esqueça de coisas essencias como se comunicar (podem apresentar problemas na fala - disfasia) , que ele precisa se alimentar, tomar banho, escovar os dentes, etc.

Mas, os cuidados paliativos podem ajudar a minimizar esses sintomas. O cuidado paliativo não mostra uma solução efetiva para o problema, mas pode melhorar a qualidade de vida do paciente e consequentemente de toda a família.

O Terapeuta Ocupacional tem atuação fundamental com os cuidados paliativos na doença de Alzheirmer. Com a estimulação cognitiva, o treino das AVD e AVP, dentre outras intervenções, esse porofissional pode auxiliar a família e melhorar a qualidade de vida principalmente do paciente e também das pessoas que o cerca.

Letícia Manzoli Vedove

2 comentários:

  1. Muito legal, Letícia!

    E esse curta é bem interessante!!!

    ResponderExcluir
  2. Belo post...gostei!
    Bom saber um pouco do drama de quem convive com uma pessoa que tem tal doença.

    Divulguem mais!!!

    Beijo

    ResponderExcluir