sábado, 15 de maio de 2010

Aulas práticas de Saúde Coletiva!

Olá pessoal!
Hoje vou falar um pouco mais sobre a aula prática que tivemos na terça-feira.
Nós temos uma disciplina chamada Terapia Ocupacional e Saúde Coletiva, e nessa disciplina precisamos ter aulas práticas... só que estava um pouco complicado, mas no final sempre dá tudo certo!!
Estas aulas serão na Unidade Básica de Saúde de Maruípe e faremos um trabalho com as mulheres grávidas.
Assim, no dia 4 foi o nosso primeiro dia dessas tão esperadas aulas práticas!! Noooossa pessoal, que friozinho na barriga! Afinal, quem não fica, né?! Um medo de não saber o que falar, de gaguejar, mas como já disse acima, no final dá tudo certo! Pode ter certeza!! rs
Chegamos ao local, preparamos tudo e logo depois elas foram chegando.
Nós levamos coisas para fazermos um café da tarde com elas para que se sentissem bem a vontade e as recepcioná-las muito bem, já que sabemos a importância deste primeiro encontro.
Fizemos uma dinâmica com elas. A professora Átala começou com um rolo de barbante na mão e ela tinha que se apresentar, depois que ela se apresentou, ela jogou o rolo para outra pessoa e esta se apresentou, e assim por diante. No final, estava formada uma teia que destacava a importância da união, os laços sendo criados uns com os outros.
Depois conversamos com elas e perguntamos sobre alguns assuntos que tinham dúvidas, algo que gostaríamos de saber um pouco mais, e muitas falaram. Falaram sobre temas como o parto, por exemplo, etc.
Perguntamos também sobre o que elas esperavam daquele "tal encontro". Tivemos várias respostas, como não sabiam o que estavam fazendo ali (afinal, realmente não sabiam, pois nada foi dito a elas) e algumas disseram que achavam que estavam ali para tirar dúvidas sobre gravidez.
Pedimos a elas para que nos falassem um pouco como estavam se sentindo, como estava sendo a gravidez. E, tinha uma mãe que estava com uma nenenzinha já e ela tinha acabado de receber a notícia que estava grávida de gêmeos, ela até se emocionou e disse que estávamos recebendo a notícia em primeira mão! Foi muito gratificante saber que os laços e os vínculos estão começando a ser criados!
Várias histórias foram contadas... Cada uma com sua história, com seu caso... porém, todas unidas por uma mesma causa, um mesmo motivo. A GRAVIDEZ! Algo que é realmente importante e esperado na vida de uma mulher. Percebi ali, que todas aquelas mulheres, mais novas, mais velhas, todas estavam realmente engajadas e interessadas em estar ali, mesmo sem saber direito o que seria aquele tal encontro. Agora é darmos o melhor de nós e nos empanharmos ao máximo para que elas se sintam e vejam a importância da Terapia Ocupacional em suas vidas e na vida desses bebês.
Bom pessoal, é isso!
Um bom final de semana a todos!
Beijos, Jennifer.

3 comentários:

  1. Muito bem Jenny!!! =D

    Mas espero que esse friozinho na barriga passe logo!!! rs

    ResponderExcluir
  2. Olá!!!

    Vai abrir na UFES vestibular de inverno, e o curso oferecido foi o de Terapia Ocupacional. Gostaria de saber se é um bom curso. Desde já agradeço.
    Aguardo resposta.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Jennifer, very good!!!
    adorei o friozinho na barriga, rs
    Carolini

    ResponderExcluir