sábado, 22 de maio de 2010

Luta Antimanicomial




Em 1987 surgiu no cenário nacional o Movimento de Luta Antimanicomial. O Dia da Luta Antimanicomial foi comemorado esta semana, dia 18 de maio. Resolvi, então, fazer um post no blog sobre o assunto.

Ao longo de muitos anos os profissionais da saúde interpretaram a loucura como doença, alienação, desajuste social, irracionalidade e perversão.

O conceito de moralidade da sociedade passava por bons costumes, ordem e trabalho produtivo. Isso ocasionou a exclusão do louco de nossa sociedade.

Essa exclusão fica bem clara pelo uso de violência nos hospitais psiquiátricos para “tratar” esses pacientes (amarras, sedativos, choque elétrico).

A Luta Antimanicomial não deseja apenas acabar com os hospitais psiquiátricos, mas sim mudar o olhar dos profissionais e da sociedade sobre a pessoa com transtornos mentais; possibilitar a ela o direito à cidadania e à participação social, com tratamento que a auxilie nessa integração e não a exclua do convívio social e familiar.

Dessa luta surgiu a Reforma Psiquiátrica.

Reforma Psiquiátrica, segundo o Ministério da Saúde, significa ampla mudança do atendimento público em Saúde Mental que garanta o acesso da população aos serviços médicos e o respeito a seus direitos e liberdade. Significa mudança do modelo de tratamento: ao invés do isolamento, o convívio com a família e a comunidade.

O atendimento é realizado em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Residências Terapêuticas, Ambulatórios, Hospitais Gerais, Centros de Convivência. As internações, quando necessárias, são em hospitais gerais ou nos CAPS/24 horas. Os hospitais psiquiátricos de grande porte serão, progressivamente, substituídos.

O acesso dos usuários a essa nova política de saúde mental ainda não é o suficiente para nosso País. Existe muita luta pela frente. Até porque, como já foi dito, a mudança não deve ser apenas estrutural, ela precisa acontecer também no modo de pensar e agir dos profissionais de saúde. Além disso, é necessária uma mudança na visão da população como um todo a respeito da loucura e da convivência das pessoas com transtorno mental em nossa sociedade.

Aline Caus Zuqui

----------------------------------------------------------------------------------------------------

Nos comentários do blog percebi que algumas pessoas ficaram com dúvidas a respeito do curso. Peço que essas pessoas deixem algum contato para que possamos responder ou que procurem nossa comunidade no Orkut: Terapia Ocupacional UFES. Lá é mais fácil responder as perguntas.


4 comentários:

  1. Muito bem, Alinee!!
    Arrasou no post :D
    Ainda existe muita luta.. mas, isso ainda vai mudar!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo, ainda tem muuuuuita luta pela frente!! E Parabéns p vcs pela divulgação... também temos que fazer a nossa parte!!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Aline, vc nem precisa ficar em duvida, em qual aréa trablhar né, meu bem ???

    Ficou otimo, parabens pela iniciativa!
    Carolini

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Só hj vi e li este post. Tá muito bom! Parabéns, Aline!
    Teresinha

    ResponderExcluir